Cinco livros sobre TI que você precisa ler ainda em 2016

Em todas as áreas, ler e estar bem informado é um requisito muito importante para quem quiser se dar bem e se destacar entre os demais profissionais. E como é de se imaginar, em TI isso não é diferente. Por ser um segmento que muda muito rápido, você precisa estar sempre ligado com as novas tecnologias e tendências que estão chegando.

O profissional de TI não pode se conformar apenas com o que aprende nos cursos especializados. É preciso ir além! É necessário formar um repertório cultural que apoie o que é visto em sala de aula e no mercado.

Para dar uma força nessa jornada ao conhecimento, selecionamos 5 dicas de livros que você pode ler ainda esse ano. Acompanhe nesse artigo!

1. O poder dos quietos, de Susan Cain

O poder dos quietos

Pense em seus colegas de trabalho e você perceberá que há alguns introvertidos e outros extrovertidos. Baseada numa profunda pesquisa e citando histórias reais, o livro de Susan Cain explora as características desses dois tipos de pessoas e como cada um deles pode se aprimorar, vencer as dificuldades e potencializar suas qualidades.

“O poder dos quietos” questiona também a subvalorização dos tímidos e os valores dominantes nas empresas de hoje, que negligenciam o poder de liderança dessas pessoas. No livro, Susan conta histórias de introvertidos de sucesso e oferece lições sobre como tirar vantagem desse tipo de personalidade. Um material muito interessante que pode mudar a forma como os quietos se veem e como o mundo os vê.

2. Quem disse que os elefantes não dançam?, de Louis V. Gerstner

Quem disse que os elefantes não dançam?

Esse livro conta a história do renascimento da gigante IBM, escrita pelo seu próprio ex-CEO, Louis V. Gerstner. É um relato sobre como a empresa enfrentou os problemas que a levaram a um quase colapso na década de 1990.

A mensagem trazida por “Quem disse que os elefantes não dançam?” é a de que o sucesso das empresas é trabalhoso, mas simples. Com boas pessoas, boa gestão, muito foco e decisões estratégicas certas, é possível atingir os objetivos empresariais sem estardalhaços e planos mirabolantes. Uma boa leitura para tempos de tanta incerteza.

3. Contabilidade Tributária, de Gustavo Oliveira

Contabilidade Tributária

Considerado um dos melhores livros da área, “Contabilidade Tributária” é um importante material para desenvolvedores de sistemas ERP que tenham dificuldades em entender a complexa legislação tributária brasileira. De forma clara e objetiva, o livro explica os principais tributos pagos por uma empresa, desde o Imposto de Renda até o ICMS, passando pelo PIS, COFINS, ISS, IPI, CSLL, INSS e ISS.

Os capítulos estão divididos entre os temas de Noções de Contabilidade, Principais Aspectos da Legislação Tributária Brasileira, Tributos Incidentes sobre o Resultado, Tributos Incidentes sobre o Valor Agregado, Tributos Incidentes sobre o Faturamento, Planejamento Tributário e Alternativas de Planejamento Tributário. Entender esse conteúdo é um diferencial para o profissional que deseja aumentar a rentabilidade de uma empresa.

4. Um bate-papo sobre T. I., de Ernesto Haberkorn

Um bate-papo sobre T. I.

Escrito por Ernesto Haberkorn, “Um bate-papo sobre T. I.” aborda em forma de perguntas e respostas a evolução da tecnologia da informação e o quanto ela pode ajudar pessoas e empresas a serem bem sucedidas.

Considerado o maior especialista em ERP do Brasil, Ernesto ilustra os assuntos com tom leve e bem humorado e cita casos interessantes vividos em sua longa carreira como empreendedor e programador.

“Um bate-papo sobre T. I.” é leitura obrigatória para os profissionais da área que buscam assuntos nem sempre encontrados em trabalhos técnicos, como motivação, relacionamentos e sociedade.

5. O poder do hábito, de Charles Duhigg

O poder do hábito

O segredo para se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam. Essa é a tônica do livro escrito por Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times.

“O poder do hábito” foi elaborado com base na leitura de centenas de artigos acadêmicos, entrevistas com mais de trezentos cientistas e executivos, além de pesquisas realizadas em dezenas de empresas. No livro, o autor explica que, embora pareçam ter pouca importância, com o tempo os hábitos têm um enorme impacto na saúde, na produtividade, na estabilidade financeira e na felicidade.

Segundo o autor, os hábitos começam com um padrão psicológico. Ter a habilidade de alterar esse padrão é a chave para ganhar a liberdade para começar a transformá-los em hábitos corretos, que significam a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Essa é a nossa lista de livros para você ler ainda em 2016. Aproveite que ainda há 4 meses até o final do ano. E você? Quais são as suas dicas de boas leituras? Use o espaço de comentários abaixo e conte para a gente!

1

versao-4