9 melhores práticas para fazer networking e ter sucesso

Networking

Uma das maiores conquistas de qualquer profissional na construção e consolidação de sua carreira é uma rede de contatos completa, interessante e muito ativa. É o famoso networking, que é essencial para quem procura o seu espaço no mercado de trabalho. Você sabia, por exemplo, que cerca de 70% das contratações são resultado de indicações? Isso significa que uma boa rede de contatos pode abrir muitas portas e iniciar novos negócios, parcerias e trocas muito interessantes para ambas as partes. Aliás, a troca é a essência desse processo, seja troca de conhecimento, informação ou oportunidades.

E não pense que fazer networking é só para quem é desinibido, falante e muito comunicativo. Claro, essas características ajudam bastante, mas a ausência delas não pode ser motivo para se acomodar. Construir um networking é essencial e, por isso, preparamos uma série de dicas para você ter mais sucesso nesse processo! Com um pouco de prática e dedicação, é bem fácil gerar relacionamentos profissionais que fazem toda a diferença na sua carreira. Veja 9 práticas que vão te ajudar a fazer um networking para ter sucesso!

1. Defina objetivos

Definição de objetivos

Antes mesmo de começar a investir na construção da sua rede de contatos, é importante pensar sobre a sua carreira e definir com clareza os seus objetivos enquanto profissional. Saber onde quer chegar é o primeiro passo para determinar seus interesses e prioridades e encontrar as pessoas que compartilham os mesmos valores. A partir desse mapeamento, é muito mais fácil planejar os contatos, que têm muito mais chances de serem assertivos e promissores.

2. Personalize o contato

Personalização de contatos

Seja por telefone, por internet ou ao vivo, é muito importante estar preparado para uma conversa profissional (mesmo que o tom e a abordagem sejam mais informais ou aconteçam fora do ambiente de trabalho). Conheça o seu interlocutor e aborde assuntos do interesse dele, demonstrando que você “sabe com quem está falando” e reconhece a importância daquela pessoa no mercado. Em outras palavras, fuja de uma conversa superficial e padronizada. Aborde cada pessoa de forma única, demonstrando atenção e envolvimento.

3. Cultive os relacionamentos

02-cultive-relacionamentos

Essa dica vem de vários especialistas no assunto: não adianta deixar para investir no networking somente quando você precisa de ajuda. Os relacionamentos profissionais também precisam ser cultivados: demonstre interesse e escute com atenção a fala dos seus contatos, esteja disponível para ajudar quando for necessário, invista tempo para manter um canal de diálogo sempre aberto. Assim, quando você precisar de um favor, uma indicação ou qualquer outra coisa, seus relacionamentos estarão fortes e saudáveis e seus contatos super dispostos a te ajudar. Mais uma vez: fazer networking é uma via de mão dupla e para encontrar pessoas disponíveis é preciso estar também.

4. Escute

Escute

Mas escute mesmo, com atenção e boa vontade. Escute muito mais do que fale. Acredite: uma pessoa que só sabe perceber as próprias questões, que passa todo o tempo falando de si mesma, das suas conquistas e sufocos no trabalho é tão desinteressante quanto supérflua. Além do mais, é escutando o outro que se aprende com as suas experiências, que se absorve mais conhecimento e que se descobre novas oportunidades.

5. Seja relevante

Seja relevante

Tenha em mente que, da mesma forma que você está procurando contatos interessantes, com conteúdo, informação e muitas possibilidades a acrescentar na sua rotina de trabalho, as outras pessoas também estão. Torne-se uma pessoa que vale a pena ter por perto: experiente, bem informada, atualizada, educada e gentil. Alimente a sua curiosidade sobre os mais variados temas e não só na sua área de trabalho. É bom estar por dentro do que acontece no mundo, ter propriedade para discutir um ou outro assunto e, claro, apresentar uma opinião bem fundamentada. Outra questão importante: se você se comprometeu com algo, cumpra. Assim são construídas as relações.

6. Use a internet

Use a internet

Os avanços tecnológicos são de grande benefício para quem quer fazer networking com sucesso. A internet e, principalmente, as redes sociais são ferramentas muito interessantes para encontrar novos contatos, apresentar o seu trabalho e manter diálogo com profissionais de seu interesse em todas as partes do mundo. É uma estratégia interessante, que pode otimizar e acelerar processos.

7. Mas não se esqueça do olho no olho

Olho no olho

Lembre-se de que nada substitui o contato pessoal, uma boa conversa cara a cara, o olho no olho. Por isso, é importante equilibrar os momentos: tem hora para acessar LinkedIn, Facebook, Instagram, Skype etc., para se atualizar, trocar informações e uma ou outra conversa. Mas tem também o momento para um café, um almoço de negócios, um happy hour para se pensar em novos projetos e parcerias. Esse tempo faz parte do seu trabalho e negligenciar as relações “de verdade”, essas que acontecem no nosso dia a dia, pode te custar muito caro. Por isso, crie uma rotina de encontros, cuide dos seus relacionamentos e das pessoas à sua volta.

8. Carregue seus cartões de visita

Carregue os seus cartões de visita

Não importa a situação – mesmo que você esteja fazendo uma viagem de férias, cinco ou seis cartões de visita não ocupam espaço algum e podem ser determinantes em uma conversa. Essa peça, essencial para qualquer profissional, traz as suas informações básicas, como cargo, e-mail e telefone de contato, além de endereço de correspondência. Entregá-lo em uma reunião, em um evento corporativo ou em qualquer outra situação significa que você se coloca à disposição do outro para início de um relacionamento profissional. É uma mensagem inequívoca e muito eficiente, além de transmitir uma imagem extremamente profissional. Nada de anotar o seu celular no guardanapo ou na parte de trás de um folheto promocional, hein?

9. Movimente-se

Movimente-se

Para conhecer gente nova, é preciso fazer coisas novas. Frequentando sempre os mesmos espaços, mantendo uma rotina muito rígida, você acaba restringindo as possibilidades de ampliar o seu networking. É importante participar de eventos e palestras do seu setor, ser visto e trocar ideias com seus pares.

Agora não falta mais nada para começar a investir na construção de uma boa e promissora rede de contatos. Você vai ver: fazer networking é muito importante e traz resultados impressionantes para sua carreira e seus negócios. E a melhor parte: com a prática, você começa a fortalecer os seus relacionamentos sem nem perceber e, em pouco tempo, vai fazer parte de um núcleo profissional interessante, desafiador e totalmente relevante para a sua carreira.

Para acompanhar outras novidades essenciais para você, com foco na gestão de carreira e no setor de TI, fique de olho em nosso blog.

 

4

versao-4