Adoção de Cloud Computing e as mudanças na Carreira do Profissional de TI

Adoção de cloud computing

Uma pesquisa realizada no ano de 2012 pelo instituto Economist Intelligence Unit, apresentou resultados satisfatórios para o mercado de Cloud Computing.
O estudo apontou que 16% dos executivos entrevistados já utilizavam algumas funcionalidades na nuvem para promover inovações e outros 35% apresentaram interesse em adotar até o ano de 2015.
Hoje, o Cloud Computing modificou a forma com que as empresas ao redor do mundo utilizam a tecnologia, seja por meio de softwares, aplicativos, armazenagem de dados ou pelo uso de e-mails que utilizam a tecnologia na nuvem.

Cloud computing

Os principais benefícios para adoção da nuvem são:
– A colaboração com parceiros externos;
– As vantagens competitivas de custo através da integração vertical;
– A abertura de novos mercados e canais de implementação;
Apesar das vantagens que as empresas reconhecem, é importante antes da contratação da nuvem, fortalecer a eficiência operacional e analisar os seguintes fatores:

Implementação

Implementação

O CIO deve estar preparado para analisar quais são os objetivos da empresa com a migração para a nuvem, analisar com cuidado se as soluções se integram corretamente e se com a nuvem as soluções irão se ajustar facilmente as necessidades da empresa.

Escalabilidade

Escalabilidade

Verificar a limitação de armazenamento de dados, aplicações e pessoas.

Custos

Custos

Verificar toda a infraestrutura para e se é possível trabalhar na nuvem. No caso de um sistema mais personalizado ou complexo, talvez o ideal seja trabalhar com hospedagem, gerenciamento e suporte internamente.

Padrões e políticas de uso

Padrões e políticas de uso

É necessário estar atento as observações padrão de armazenamento em Cloud e a confidencialidade que é essencial para garantir a segurança da empresa.

Performance

Performance

A qualidade da internet e a velocidade são pontos que devem ser considerados para o bom funcionamento da Cloud Computing.

Segurança dos Dados e Proteção Digital

seguranca-dos-dados

A segurança de dados é o ponto-chave para garantir a migração para a Cloud Computing. É necessário saber qual a segurança oferecida pelo prestador deste serviço.

Profissional de TI

Profissional de TI

Você está preparado para atender a demanda deste mercado?

Com o cenário favorável e a quantidade de empresas aderindo a nuvem, aumentam as oportunidades para os profissionais da área de TI que possuem conhecimento em Cloud.

Um especialista em Cloud pode ser um profissional de áreas como Estatística, Matemática e Computação e que atue com a análise de indicadores, evolução de infraestrutura e otimização de recursos dos projetos de computação na nuvem.
O profissional deve possui habilidades nas linguagens de programação como Perl, Ruby, Ruby on Rails e Phytos, além de Java, JavaScript e DevOps; assim como criatividade para produzir APIs.

Ainda não há um caminho específico para atuar nesta área e a melhor maneira de conhecer o mercado é fazer cursos especializados e frequentar eventos e workshops sobre o assunto. Envolva-se nos negócios dos seus clientes a fim de aprender cada vez mais.

A TI Educacional oferece cursos na área de Tecnologia da Informação e atende também as pequenas e médias empresas através do Software ERPFlex que é 100% Cloud Computing.
Conheça mais sobre o software e o curso ERPFlex Avançado em que você irá aprender a instalar e configurar o ERPFlex.

1

versao-4