Como fazer um bom currículo de TI?

Currículo de ti

Uma das ferramentas mais importantes na hora de buscar um emprego na área de Ti, o currículo deve ser feito e principalmente atualizado com muita atenção. Além das principais informações sobre formação e contato do candidato, um bom currículo de TI (e neste caso para qualquer área) precisa ser claro, conciso e atraente para chamar a atenção dos recrutadores.

Quer dicas para montar um currículo de TI matador? Então veja estas dicas e mãos à obra!

Layout de um currículo de TI 

Currículo de ti

Antes de pegar um modelo com design aparentemente atraente que tem disponível aos montes na internet, lembre-se: provavelmente o recrutador vai imprimir o seu currículo. Isso, para ler com mais calma as suas informações e até mesmo analisar junto com o chefe da área, por exemplo. Por isso, um bom currículo de TI deve ter um layout simples com um tipo e tamanho de letras que facilite a leitura.

 

Tamanho

Um erro que muitos candidatos cometem é justamente apresentar currículos longos demais. Coloque no seu currículo somente as informações relevantes para a vaga a qual você está se candidatando. Por exemplo, se você aplicou para a vaga de analista de suporte, não precisa listar sua experiência como balconista de loja durante a faculdade.

Pensando novamente em recrutadores que imprimem currículos, um bom tamanho para o seu é duas folhas. Assim, imprimindo frente e verso não é preciso grampear.

Dados Pessoais

Até para sua própria segurança: não coloque números de documentos no seu currículo de TI. Caso você passe no processo seletivo, o setor de RH pedirá todos os dados necessários. Não esqueça de incluir o link para seu perfil no LinkedIn.

Formação

formação de ti

Sempre liste sua formação começando pela mais recente e deixe claro a instituição frequentada. Deixe para listar os cursos e certificações em uma área própria para isso.

Domínio do Inglês  

Ter um bom emprego na área de TI e não ter conhecimentos na língua inglesa é quase impossível hoje em dia. Nem que seja para compreender textos de tutoriais, instruções de suporte ou mesmo novidades da área em blogs e newsletters. Para quem não pode investir em um curso na área há diversas plataformas onde é possível aprender esta e outras línguas, como o Duolingo, Babbel e muitos outros.

Começa a ficar mais comum que as empresas busquem por profissionais que tenham conhecimento também em espanhol, por conta de parcerias comerciais e as facilidades do Mercosul. Então, se possível, tenha também ao menos uma noção da língua dos hermanos.

Descrição das tarefas desempenhadas em experiências prévias

Escrever analista de suporte é uma coisa, agora, dizer que você estava responsável pelo atendimento dos casos de problema em determinada funcionalidade é outra completamente diferente, não concorda? O recrutador precisa conhecer bem as funções que você já desempenhou e as que têm capacidade para atuar para saber se este emprego na área de TI é o ideal para você.

Conquistas profissionais

Nem toda profissão possui prêmios da categoria, assim como nem toda empresa reconhece os talentos que se destacam em suas áreas. Mas neste item é importante destacar os resultados que o seu trabalho gerou na empresa. “Redução do tempo de espera no suporte de 3h para 45 minutos”, “melhoria dos processos resultando em relatórios de balanço para 2h”, “participação em projeto para nova estrutura do site que diminui o tempo de carregamento do mesmo”, são alguns exemplos de frases que podem ser usadas.

Cursos Complementares e Certificações

Existem muitos autodidatas na área de TI, mas atenção: o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Uma boa forma de se destacar é com um bom curso na área de TI. Além do conhecimento e certificações reconhecidos, através de um curso (seja remoto ou presencial) é possível fazer um ótimo networking, ajudando assim sua carreira no futuro.

Liste no seu currículo apenas os cursos mais relevantes e os mais recentes, até para não o deixar muito extenso.

Agora que você já tem todas as dicas que precisa para ter um ótimo currículo de TI, está na hora de arregaçar as mangas, revisar e conseguir aquele emprego na área de TI tão sonhado. E se precisar de ajuda, já sabe, fale com uma de nossas consultoras!