Saiba como implementar um software de gestão ERP

Saiba como implementar um software de gestão ERP

A adoção de um sistema ERP proporciona diversas melhorias para uma organização. Hoje, num ambiente tão competitivo, esse tipo de ferramenta já está presente no dia a dia de muitas empresas e sua importância já é conhecida entre os profissionais do setor.

Um ERP, também conhecido como Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é um software que permite que uma empresa organize sua operação automatizando seus processos produtivos, financeiros e gerenciais. As informações internas são unificadas, há uma otimização das tarefas e redução de custos e tempo, possibilitando assim uma gestão otimizada.

Antes de se implantar um ERP, é preciso analisar diversos fatores internos da empresa e a decisão vai muito além da escolha do fornecedor correto. É necessário analisar se o momento para esse investimento é oportuno e se a empresa já possui maturidade para essa etapa.

O artigo de hoje é dedicado a quem deseja saber mais sobre como implementar um ERP e como fazê-lo da melhor forma, garantindo que tudo saia dentro do prazo e do orçamento previsto. Siga conosco e aproveite!

Por que implementar um ERP?

Por que implementar um ERP?

Um ERP oferece inúmeras vantagens para uma empresa. Há maior produtividade, confiança e segurança nas informações, além de mais recursos que possibilitam uma inteligência na tomada de decisões.

Veja abaixo os principais benefícios de se implementar um ERP:

  • Eliminação de retrabalhos ou redundância de atividades;
  • Redução das tarefas manuais e consequente ganho de agilidade;
  • Padronização dos procedimentos operacionais e otimização do fluxo da informação;
  • Tomada de decisões rápidas e seguras;
  • Aumento da quantidade, qualidade e confiabilidade das informações;
  • Redução de estoques e custos.

Como implementar um ERP

Como implementar um ERP

O processo de implementação de um ERP requer esforços tanto do cliente quanto do fornecedor. Sua natureza dinâmica exige que todos os envolvidos no projeto monitorem com cuidado cada etapa e saibam reagir imediatamente a qualquer problema que possa ocorrer.

Confira abaixo algumas dicas essenciais para assegurar uma implementação de sucesso em seu ERP:

Prepare-se para a mudança

Prepare-se para a mudança

Um ERP transforma o modelo de trabalho de uma empresa e nem sempre é fácil lidar com isso. Muitos colaboradores são resistentes a mudanças, mesmo que a inovação venha facilitar a vida deles.

Antes da implementação de um ERP é importante não só identificar os grupos que serão afetados pela mudança, mas também avisá-los e mantê-los informados sobre os motivos desse investimento e sobre o andamento do projeto.

Defina o projeto e reveja os processos

Defina o projeto e reveja os processos

O período de implementação de um ERP é um bom momento para corrigir o que não tem funcionado direito. Empresas que pensam e agem da mesma forma acabam enfrentando os mesmos problemas que tinham com o sistema antigo e não aproveitam todo o potencial da ferramenta.

Estude e entenda o que cada área precisa fazer antes, durante e depois da implementação. Veja se são necessárias migrações de sistemas antigos, documentações de processos de negócios e limpeza de dados. Esse trabalho inicial cria bases sustentáveis para uma implementação de sucesso.

Tenha cuidado com a escolha do fornecedor

Tenha cuidado com a escolha do fornecedor

Escolher um ERP é uma decisão que vai muito além de eleger a melhor relação entre custo e benefício. Dê preferência a soluções que tenham experiência no mercado de ERPs e que estejam preparadas para superar os desafios típicos de uma implementação. Mais do que dominar o assunto, seu fornecedor deve também oferecer treinamento e capacitação para os usuários do produto, além de suporte técnico de qualidade.

Monte uma equipe engajada

Monte uma equipe engajada

A implementação de um ERP é um processo muito mais de negócios do que de TI. Por isso, é muito importante que exista uma equipe motivada e consistente para supervisionar o projeto. Esse time deve incluir o CEO, o CIO, os líderes das linhas de negócios afetadas, o líder de gestão de projetos e qualquer outro elemento que deva ser envolvido.

Gerencie o projeto

Gerencie o projeto

Como os projetos de ERP costumam ser longos, não é raro que o gestor por vezes perca o controle de alguns detalhes. Por isso, os membros da equipe precisam estar atentos e focados nas atualizações sobre os progressos e possíveis problemas. Com organização, é possível contornar os imprevistos e tomar as decisões certas.

Invista na capacitação

Invista na capacitação

Além de saber como usar o ERP corretamente, os colaboradores precisam estar cientes de como esse investimento é benéfico para eles e para a empresa como um todo. Por isso, não economize nesse quesito.

Ignorar a importância do treinamento é um caminho certo para a diminuição do retorno sobre o investimento ou até mesmo o fracasso do projeto todo. É recomendável também oferecer uma reciclagem após um ano da implementação. Nesse estágio, os usuários do sistema já possuem uma melhor compreensão dos processos e podem inclusive sugerir melhorias.

Diante das dicas expostas, esperamos que o processo de implantação de um ERP tenha ficado mais claro para você. Nem sempre é fácil, mas com planejamento e organização é possível entregar bons resultados, dentro dos prazos e custos previstos. E você? Já possui alguma experiência com esse assunto? Conte para a gente no espaço abaixo!

E-book "Guia para o sucesso na carreira de TI"

versao-4