Dicas garantidas para passar em entrevistas de TI

Seu currículo e networking impecáveis te levaram a entrevistas de emprego para vagas incríveis em TI, mas até agora nenhum sucesso? Você pode estar cometendo erros que estão pondo sua carreira em risco!

Conheça as nossas dicas garantidas para passar em entrevistas de TI e consiga hoje mesmo o tão sonhado emprego novo. Continue lendo!

Seja pontual!

passar em entrevistas de ti

Parece óbvio, mas é melhor chegar cedo do que atrasado a qualquer compromisso, principalmente a uma entrevista de emprego e os recrutadores reparam (e muito!) nisso.

Roupas leves e discretas

Vale lembrar: Nem toda empresa de tecnologia é uma startup, sem dress code e mais livre em vários sentidos. Principalmente para passar em entrevistas de TI, busque usar roupas discretas e formais. Faça com que o recrutador se lembre de você pelo seu conteúdo e por nada mais.

Não fale de forma muito técnica

Na grande maioria das vezes, quem fará a primeira entrevista de emprego do processo seletivo é alguém do setor de Recursos Humanos, ou seja, alguém sem conhecimentos em TI. Nesta primeira etapa são analisadas outras competências, como boa comunicação, relacionamento interpessoal e mesmo apresentação de testes práticos (corrigidos posteriormente por outro profissional).

Seja simpático

O recrutador precisa gostar de você! Por isso, seja articulado, alegre e demonstre ter energia e pró-atividade. Disfarce a ansiedade (mesmo se quiser MUITO este emprego) e mostre que é sim o melhor candidato.

Pesquise sobre a empresa

Busque entender em qual etapa esta empresa está e como você pode contribuir para o seu crescimento. Pesquise na mídia ou até no site da empresa sobre resultados financeiros, aquisições e vendas, como o produto é comercializado e até mesmo a linguagem que esta usa em seu blog e redes sociais.

Leve sempre um pen-drive com portfólio e currículo

Às vezes leva semanas e até meses para que o candidato seja chamado para a primeira entrevista de emprego. Com isso, o currículo que o recrutador possui fica desatualizado. Por isso, leve sempre uma cópia do seu currículo (de preferência impresso também) e seu portfólio para as entrevistas que fizer.

Nunca minta para passar em entrevistas de TI

Profissionais de RH são treinados para perceber o nervosismo do candidato ou mesmo contradições que ele possa cair. Já os recrutadores técnicos, como os gestores da área, vão saber de cara se você está exagerando uma capacidade ou mesmo dizendo coisas sem sentido.

Saiba a hora de perguntar sobre dinheiro

Uma dica clássica para entrevistas de emprego é não perguntar sobre salário e benefícios no começo. Deixe a entrevista fluir naturalmente e saiba o momento certo para fazer esse tipo de pergunta. Se estiver deixando uma vaga de TI, deixe claro que está em busca de realização profissional ao invés de simplesmente uma remuneração maior. As empresas enxergam que este candidato não é estável e pode deixar o posto de trabalho a qualquer momento.

E sobre aquelas perguntas clássicas…

Toda entrevista de emprego tem uma série de perguntas que deixam o candidato extremamente nervoso. Vamos repassar algumas destas para você que elas são simples e tem uma razão para o recrutador perguntar elas, além de dicas de como dar a resposta que vai te levar para a próxima etapa!

– Por que você está interessado em entrar na nossa empresa?

Fale de seus pontos fortes e como você pode agregar ao time e a própria empresa. Lembre-se, o profissional de RH fará as mesmas perguntas para os demais candidatos, então busque formas de se destacar (de uma forma positiva!)

– Quais são seus pontos fracos / fortes?

O que é avaliado aqui é seu senso crítico. Por isso, seja ponderado e dê respostas que mostram autoconhecimento e vontade de crescer e se aprimorar. Quando for questionado sobre seus pontos fortes, procure falar de suas experiências e resultados alcançados em outras empresas.

Agora quando o assunto for seus pontos fracos, evite pontos polêmicos ou dramáticos, e fale das áreas que está buscando se aprimorar e principalmente o que está fazendo por isso. Um exemplo: “Eu fico muito nervoso para falar em público, inclusive quando está somente a equipe, por isso estou tomando classes de oratória”.

Seguindo essas dicas você consegue passar em entrevistas de TI. Quer uma vantagem perante os demais candidatos durante as entrevistas de emprego? Então fale com nossas consultoras e conheça hoje mesmo o curso de TI mais adequado para você.

8 dicas para fazer seu currículo de TI decolar!