Como um profissional de TI pode gerenciar melhor o seu tempo

Como um profissional de TI pode gerenciar melhor o seu tempo

O tempo é um bem muito precioso que, quando perdido, não se recupera mais. Você pode recuperar dinheiro, um emprego e um amor, mas o mesmo não ocorre com o tempo. Ele é ainda mais vital nos dias de hoje e, principalmente nas grandes metrópoles, representa qualidade de vida.

Num mundo com tantos apelos, fica muito fácil nos desviarmos de nossas prioridades, afinal há coisas muito mais divertidas do que elaborar um relatório ou uma planilha, por exemplo. Dar aquela conferida no Facebook pode ser muito mais estimulante do que preparar uma reunião para o dia seguinte.

Os profissionais de TI são os que mais enfrentam as pressões relacionadas ao melhor gerenciamento do tempo. Muitas vezes estão envolvidos em múltiplas tarefas ao mesmo tempo e muitas delas ligadas ao bom funcionamento da empresa. Fica até complicado definir o que é mais importante.

A melhor solução para ganhar produtividade e sentir menos stress é aprender a gerenciar seu tempo. São atitudes simples que, se colocadas em prática com rigor, podem fazer a diferença no seu cotidiano. Continue conosco e confira nesse artigo algumas dicas que separamos para você!

Registre suas atividades em uma agenda

Registre suas atividades em uma agenda

Para ter um bom gerenciamento do tempo é essencial ser organizado. Por isso, preste atenção nessas palavras: URGENTE – IMPORTANTE – RESTANTE. Qualificar cada uma das suas tarefas com esses termos é uma boa dica para organizar a sua rotina.

Para colocar a ideia em prática, ao final de cada dia anote todos os seus compromissos pessoais e profissionais numa agenda ou caderno e separe-os de acordo com sua prioridade. No dia seguinte você já saberá por onde começar e terá uma visão mais simplificada sobre o que precisa executar. Se preferir, você pode usar também gestores online, como o Trello.

Dê prioridade às situações mais urgentes

Dê prioridade às situações mais urgentes

Depois que você qualificou cada uma das suas tarefas de acordo com o seu nível de prioridade, uma boa prática seguinte é iniciar a execução das mais urgentes, mesmo que você tenha muitas outras em sua lista.

Geralmente as tarefas urgentes são aquelas que impactam o funcionamento da empresa, algo vital para o empregador. Avalie e determine o tempo que precisará para cada trabalho e, conforme for executando, vá eliminando o item da lista. No fim do dia, você terá as tarefas mais simples para cuidar e um maior sentido de realização.

Delegue e divida funções

Delegue e divida funções

Evite ser um centralizador. Acredite no poder de execução da equipe e divida as tarefas entre os demais membros do time. Com essa prática, você terá mais tempo para se preocupar e resolver outras questões igualmente importantes para a empresa.

Conte com a ajuda de um profissional

Conte com a ajuda de um profissional

Apostar no auxílio de um coach ou mentor pode fazer toda a diferença em seu desenvolvimento dentro e fora da empresa. Você será melhor como pessoa e como profissional, uma vez que o processo de coaching dará o direcionamento para sua carreira a fim de ajudá-lo a atingir suas metas e realizar seus sonhos.

Equilibre os projetos e a demanda diária

Equilibre os projetos e a demanda diária

Não esqueça do arroz com feijão, aquelas tarefas rotineiras e os chamados que são solicitados todos os dias. É importante saber distribuir seu tempo com inteligência entre as necessidades diárias da empresa e os novos projetos que já estão em andamento.

Organize a bagunça

Organize a bagunça

Essa dica pode parecer simples, mas nem sempre é fácil de seguir. Mesmo que você trabalhe com TI, é possível que ainda lide com muitos documentos, pastas e relatórios em papel. Acredite! Manter um ambiente de trabalho organizado reflete também na sua produtividade e na qualidade do seu trabalho.

Esse toque vale também para os itens dentro do seu computador. Separe os arquivos em pastas específicas e use nomes de arquivos intuitivos para que fique fácil encontrá-los quando precisar.

Relaxe! Descanse!

Relaxe! Descanse!

E por último, mas não menos importante: descanse! O cérebro é uma máquina perfeita, mas também precisa de intervalos para relaxar e repor as energias. Tente não trabalhar nos fins de semana e respeite seus momentos de repouso. De nada vale planejar as tarefas se não houver disposição para executá-las.

O ser humano é um conjunto de muitos fatores e precisamos sempre praticar o melhor de nós mesmos. Com essas dicas de gerenciamento de tempo, a gente espera que você não somente evolua em sua carreira, mas conquiste também mais qualidade de vida. E você? Quais são suas técnicas para lidar melhor com o tempo? Conte para a gente nos comentários!

E-book "Guia para o sucesso na carreira de TI"

versao-4