Curso remoto ou presencial: o que é melhor para sua carreira?

Existem muitas dúvidas na hora de escolher um curso como a área e a instituição de ensino mais adequada. Outra questão que atormenta quem está se decidindo que curso fazer é qual vai ser a modalidade: remoto ou presencial?

 

Será que um curso remoto tem o mesmo peso de um presencial? Estudando de casa, será que eu não conseguiria estudar mais? Quer uma ajuda extra para tomar esta decisão? Então continue lendo!

 

Curso presencial

Cursos presenciais são a forma mais conhecida de adquirir um novo conhecimento e habilidade com ótimos resultados. Há alunos que aprendem melhor com um professor ao lado para tirar dúvidas assim que elas surgem assim como monitorar seu desenvolvimento.

 

Uma das principais vantagens do ensino presencial é a experiência. Frequentando as aulas, a pessoa interage com professores, outros alunos, participa de eventos e atividades culturais nas dependências da instituição de ensino e muito mais.

 

A seguir, vamos listar algumas vantagens e desvantagens de se matricular em um curso presencial.

 

  • Vantagens

Networking com professores e outros alunos.

Facilidade para tirar dúvidas.

Interação. Possibilidade de debates e trocas de ideias.

Usar outros espaços da instituição de ensino, como bibliotecas.

 

  • Desvantagens

Perda de tempo no deslocamento até as aulas.

Valor cobrado costuma ser maior.

Custo com alimentação e transporte.

 

Curso remoto

A principal característica do curso remoto é que nesta modalidade, o aluno precisa ser ter mais disciplina e muitas das vezes montar seus horários para aulas, exercícios e provas. Porém, algumas pessoas não conseguem aprender bem um conteúdo com estudando por própria conta e as vezes até o excesso de liberdade assusta.

 

O ensino a distância começou a se popularizar em 2010 e isto só foi possível graças a melhora dos meios de comunicação, de computadores a qualidade da internet banda-larga. Hoje, há cursos remotos em praticamente todas os níveis, como cursos de ensino médio, profissionalizantes, graduação, pós-graduação e especializações.

 

Outra dúvida é sobre a validade do diploma e se ele terá o mesmo peso de um curso presencial no currículo. O Ministério da Educação está cada vez mais a favor de cursos remotos, um exemplo disso é a portaria que amplia a oferta de cursos superiores na modalidade a distância.

 

A seguir, vamos listar algumas vantagens e desvantagens de se matricular em um curso remoto.

 

  • Vantagens

Possibilidade de assistir aulas em horário flexível

Não precisa se deslocar para fazer as aulas (sem trânsito, transportes lotados, etc.)

Cursos remotos costumam ser significativamente mais baratos (entre 10 e 15%, segundo o Guia do Estudante Educação a Distância 2ª ed.)

Flexibilidade. É possível assistir a mesma aula várias vezes e a qualquer dia e hora da semana.

Possibilidade de fazer um curso ministrado fora do seu estado de origem ou mesmo do país

 

  • Desvantagens

Maior dificuldade para fazer networking

Demora para ter dúvidas esclarecidas

Possibilidade de entender algo errado e não perceber o engano (em sala de aula, a dúvida de um pode ser a dúvida de muitos)

Precisa de mais dedicação, responsabilidade e disciplina por parte do aluno.

Necessidade de uma boa estrutura em casa, como computador com câmera e microfone, além de internet banda-larga de qualidade.

 

Vale reforçar que as duas modalidades de cursos não são concorrentes. Um curso remoto é uma alternativa ao presencial, uma forma a mais de se adquirir conhecimento que pode mudar o rumo de uma carreira.

 

Agora que você já conhece as diferenças chaves de um curso presencial para um remoto, saiba que não há modalidade certa ou errada. E sim, o que mais se adequa ao seu estilo de vida e ritmo de estudos. Vale reforçar também que no diploma não há distinção sobre a modalidade de curso frequentada.

 

Quer uma ajuda extra para saber qual o melhor curso para sua carreira? Converse hoje mesmo com uma de nossas consultoras em educação e avance!

8 dicas para fazer seu currículo de TI decolar!