10 dicas garantidas para se destacar numa entrevista de TI

10 dicas garantidas para se destacar numa entrevista de TI

Você mandou seu currículo para a vaga dos seus sonhos e foi chamado para uma entrevista. Parabéns! É um bom começo, mas nada está garantido. Chegou a hora de você ter o contato pessoal com o recrutador e mostrar que está apto para aquela posição.

Entre tantos candidatos para a vaga, como fazer para se destacar? Quais os requisitos para conquistar uma posição na área de TI, mesmo que você ainda não tenha toda a experiência necessária?

Não existem respostas certeiras para essas perguntas, mas uma grande parcela de sucesso em todo o processo de recrutamento está no bom desempenho durante a entrevista.

No artigo de hoje, vamos discutir ideias e dar dicas sobre como aproveitar o bom momento do mercado de tecnologia e se destacar perante os demais candidatos numa entrevista para a área de TI. São ações simples que farão diferença no processo seletivo. Acompanhe!

1. Pesquise sobre a empresa e seus projetos

Pesquise sobre a empresa e seus projetos

Antes de passar pela entrevista, faça uma pequena lição de casa. Você precisa conhecer a empresa e seus projetos na área de TI. Pesquise! Busque informações sobre a cultura organizacional, sua missão e seus valores.

Saber sobre a empresa, sua história e seus princípios dá ao candidato uma segurança maior durante a entrevista e mostra ao recrutador que há um verdadeiro interesse pela vaga. Durante o processo seletivo, vale também fazer várias perguntas sobre o negócio, evitando que tudo fique restrito ao tradicional jogo de perguntas e respostas.

2. Seja sincero

Seja sincero

Em TI, uma das situações mais temidas pelos candidatos na entrevista é falar sobre as competências técnicas. Nessa hora, ou você sabe ou não sabe. É claro que saber a resposta é sempre melhor, mas se não souber, diga a verdade.

A melhor saída é não transmitir insegurança e não mentir. Seja honesto e diga que não sabe, mas que já está se preparando para resolver essa deficiência.

3. Mostre entusiasmo

Mostre entusiasmo

Durante a entrevista, mostre entusiasmo. Faça o recrutador perceber que você está feliz pela oportunidade. Isso certamente o fará se destacar entre os demais candidatos.

As competências técnicas são muito importantes, mas um comportamento confiante e positivo facilitará o relacionamento com o recrutador e ele perceberá que você gosta do que faz e ficará satisfeito caso consiga o cargo.

4. Demonstre que é um apaixonado por tecnologia

Demonstre que é um apaixonado por tecnologia

Para se destacar num processo seletivo, é interessante mostrar ao recrutador que você respira tecnologia. Dê exemplos de projetos paralelos que você tenha participado, conte suas experiências e conquistas no setor. O importante é mostrar entusiasmo por questões tecnológicas.

5. Explore os 4 Cs

Explore os 4 Cs

Grandes candidatos apresentam 4 características iniciadas com a letra “C”: criativos, consistentes, curiosos e comunicativos. Recrutadores e gestores estão focados em procurar colaboradores com esses aspectos. Pense amplamente e descubra como mostrar a eles que você é um profissional como esse.

6. Seja humilde

Seja humilde

É impossível saber tudo. Não existe profissional que não tenha alguma lacuna para ser preenchida. Da mesma forma que é importante mostrar seus pontos fortes, é preciso estar atento e evitar um comportamento arrogante.

Para alguns selecionadores, chama a atenção aquele candidato que assume não saber tudo. Isso mostra sinal de maturidade.

7. Prepare-se para realizar testes

Prepare-se para realizar testes

Numa entrevista de TI, esteja preparado para enfrentar testes realizados para confirmar o seu conhecimento técnico. É possível também que você precise fazer um teste escrito que envolva questões de lógica e resolução de problemas. Em busca dos melhores profissionais, algumas empresas optam pela realização de dinâmicas individuais ou em grupo.

8. Mostre profundidade de conhecimentos

Mostre profundidade de conhecimentos

Hoje, as empresas que recrutam profissionais de TI buscam muito mais do que experiência em um determinado assunto. Aqui, é interessante mostrar que você pode ir fundo em pelo menos uma especialidade. Tente aprofundar antes de tentar ser mais amplo.

9. Cuidado com as pegadinhas

Cuidado com as pegadinhas

No intuito de verificar se o candidato tem senso crítico e se está prestando atenção na conversa, o recrutador pode se valer de pegadinhas na entrevista. Ele pode, por exemplo, fazer alguma afirmação errada ou contar alguma história que não faça sentido. Se o candidato não estiver focado na entrevista, vai concordar com o que foi dito. Fique atento!

10. Não desista!

Não desista!

Se você realmente estiver interessado na vaga, demonstre isso. Não deixe que algum ponto negativo seja o empecilho para a conquista da posição. Você pode, por exemplo, provar que tem as habilidades para o cargo entregando algum trabalho desenvolvido especialmente para a empresa.

Essas são as dicas que selecionamos para você. Gostou do artigo? Como é a sua experiência na busca por novas colocações no mercado? Use os comentários abaixo e compartilhe suas histórias conosco!

4