Entenda o que é realidade aumentada e como ela está mudando o mundo

O que é Realidade Aumentada

Com certeza você já deve ter ouvido falar da febre do momento, o jogo Pokémon Go. E mesmo que você não tenha aderido à nova mania, não há como discutir que o game tem sido um verdadeiro sucesso, tornando-se um dos aplicativos mais baixados da atualidade. Logo após seu lançamento, mais de 75 milhões de pessoas em todo o mundo fizeram o download do jogo.

Para se dar bem no Pokémon Go, o jogador precisa capturar, batalhar e treinar as criaturas virtuais que aparecem nas telas de dispositivos, como se fossem no mundo real. É como retornar à infância e reviver a caça aos insetos no jardim, só que agora virtualmente.

A tecnologia por trás do jogo Pokémon Go é a Realidade Aumentada e é sobre ela que vamos falar nesse artigo. Entenda o conceito, conheça um pouco da história e descubra como essa inovação vai mudar de vez a forma não só como nos divertimos, mas também como nos comportamos em outros aspectos da nossa vida.

Afinal, o que é Realidade Aumentada?

Conceito de Realidade Aumentada

Sabe aquelas cenas inusitadas e futuristas dos filmes de ficção científica, quando elementos saltam da tela e interagem conosco? Agora isso não é só coisa de cinema. Com a Realidade Aumentada, ou RA, pulamos para dentro do mundo virtual e vivemos experiências que até então eram limitadas à nossa imaginação.

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que combina itens virtuais com o ambiente real. É interativa, tem processamento em tempo real e concebida em três dimensões.

Um pouco de história

História da Realidade Aumentada

O embrião da Realidade Aumentada foi criado em 1968 pelo engenheiro elétrico Ivan Sutherland, reconhecido na época por seus conhecimentos tecnológicos e computacionais. A invenção foi chamada de Head Mounted Display (HMD) e consistia num pesado capacete fixado no teto do laboratório de Sutherland.

Mais tarde, em 1990, o funcionário da Boeing Tom Caudell cria o termo “Realidade Ampliada” enquanto ajudava trabalhadores a montar cabos em aeronaves.

Hoje, uma aplicação bem conhecida da Realidade Aumentada é o QR Code, código em duas dimensões que nasceu para expandir o poder do código de barras tradicional, que não estava mais cumprindo bem a tarefa de transmitir todas informações necessárias com a sua leitura. Com o código bidimensional, ganhou-se a possibilidade de se projetar objetos virtuais e aumentar a quantidade de informações e a capacidade de interação.

O futuro e a Realidade Aumentada

O futuro e a Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada reserva ainda muitas surpresas que mudarão a forma como encaramos o mundo. Com o avanço dessa tecnologia, vivenciaremos algumas experiências que transformarão o modo como nos divertimos, trabalhamos e estudamos. Confira algumas inovações já possíveis com a Realidade Aumentada:

Indústria e manutenção

Esqueça os treinamentos complicados e os manuais chatos. Na indústria, a Realidade Aumentada proporciona um trabalho de apoio para os diversos segmentos e os torna mais eficientes. Um aplicativo mobile contendo toda a base de conhecimento de manutenção pode ser o guia digital para que o técnico faça todas as etapas de manutenção de um equipamento da linha de produção, por exemplo.

Gastronomia

Coma com os olhos. Com a Realidade Aumentada, a Gastronomia pode oferecer uma experiência bem mais atrativa para os consumidores, com receitas e dicas de dar água na boca.

Moda

Imagine entrar numa loja e poder usar um provador virtual, interagir com estampas e conhecer as últimas tendências fashionistas de uma forma muito mais rica.

Construção civil

A Realidade Aumentada será um grande trunfo nas mãos dos profissionais de Arquitetura e Engenharia. Os projetos podem ser apresentados com muitos detalhes e realismo: plantas virtuais, papéis de parede, vistas panorâmicas, decorações, trabalhos artísticos e iluminação podem surgir num piscar de olhos.

Medicina

A RA oferece mais poder à medicina, dando apoio em tarefas complexas como cirurgias, montagem e manutenção. Pode atuar também como um raio-x virtual, baseado em tomografias ou imagens de ultrassom em tempo real.

Informática

Esqueça as telas e os monitores tradicionais. A Realidade Aumentada quebra os limites espaciais e possibilita a criação de aplicações totalmente novas que trabalham com objetos 3D interativos.

Embalagem

Com a Realidade Aumentada, as embalagens de produtos podem ser muito mais interativas e informativas. A experiência de compra se torna muito mais atrativa e interessante.

Entretenimento

O mundo da diversão expande seus limites com a Realidade Aumentada. Cinema surround virtual, telas pseudo holográficas e interação de personagens com as plateias podem enriquecer a experiência do público.

Como vimos, já existem muitas inovações baseadas na Realidade Aumentada, mas ainda há muito por vir. Estamos apenas no começo de uma revolução que pode aprimorar todas as experiências que vivemos no mundo. E qual a sua opinião sobre o assunto? Se pudesse, o que você gostaria que surgisse? Use a imaginação e conte para a gente nos comentários.

 

2

versao-4