O que é recursos humanos e qual sua importância?

Imagine uma empresa sem pessoas. Agora vá um pouco além e pense numa empresa com pessoas insatisfeitas e que, por isso, formam uma força de trabalho mal sucedida. Difícil, não é mesmo?

Sem dúvida alguma, as pessoas fazem parte de um dos pilares mais importantes dentro de uma organização. São delas as principais atividades operacionais e estratégicas que mantém o mundo corporativo em dia e que garantem não só a sobrevivência, como também o crescimento dos negócios.

É aqui que nasce o conceito de Recursos Humanos, também conhecido como Gestão de Pessoas, Gestão de RH, Administração de Recursos Humanos ou simplesmente RH, uma ferramenta essencial que funciona como uma ponte entre os interesses da organização e as pessoas que nela trabalham.

Nesse artigo, vamos aprofundar mais a definição de Recursos Humanos e conhecer a sua real importância para as empresas e para os seus colaboradores.

Como nasceu o RH?

Como nasceu o RH?

O conceito de Recursos Humanos nasceu no Reino Unido, no início de 1900, logo após a Revolução Industrial, acontecimento caracterizado pela substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e pelo uso das máquinas. Naquela época, empresas como Cadbury e Reckitt Benckiser desenvolveram ideias e iniciaram as primeiras ações para a melhoria das condições de trabalho de seus funcionários.

Nos Estados Unidos, psicólogos e especialistas de emprego iniciaram o movimento também em seu país com o estabelecimento de normas de saúde e segurança, aprimoramento das condições de trabalho e até mesmo a criação de instalações recreativas para os seus trabalhadores.

O conceito continuou ganhando força durante todo o século 20 e gradativamente as empresas começaram a perceber que uma boa gestão de pessoas é fundamental para o sucesso de qualquer organização.

O que é Recursos Humanos?

O que é Recursos Humanos?

Á área de Recursos Humanos é responsável pela administração de todas as questões relativas às pessoas dentro de uma empresa, tais como recrutamento e seleção, remuneração, treinamento, reestruturação do trabalho e relações trabalhistas, entre outros. Além de ter a função de selecionar os profissionais certos para cada cargo, o RH deve também monitorar comportamentos e procedimentos internos e alinhá-los às políticas da empresa, promover incentivos financeiros e reter os talentos da corporação.

Para que serve o RH?

Para que serve o RH?

O RH desempenha um papel muito importante no sucesso organizacional e comercial de uma empresa, já que é ele o responsável por intermediar as relações entre a corporação e seus colaboradores. Acompanhe a seguir outros benefícios proporcionados pelos Recursos Humanos:

Ajuda a empresa a atingir seus objetivos

01-04

Ao desenvolver uma atitude positiva entre os funcionários e prepará-los para os desafios profissionais, o RH colabora para que a empresa alcance seus objetivos com excelência e em um prazo menor.

Seleciona e prepara o colaborador certo, para a vaga certa

01-05

A área de RH possui conhecimentos e métodos para identificar e escolher o candidato para cada vaga, além de prepará-lo para a execução das tarefas. Esse cuidado minimiza custos com contratações erradas e otimiza o tempo durante o processo de recrutamento.

Monitora e melhora a performance profissional

01-06

O departamento de Recursos Humanos possui a função contínua de medir a performance de cada colaborador, além de ajudá-lo a entregar os melhores resultados, de acordo com a sua missão dentro da empresa.

Gerencia o relacionamento entre colaboradores e seus superiores

01-07

Nesse ponto, a intenção do RH é preservar o bom relacionamento entre as hierarquias da empresa para garantir o bom funcionamento de todo o sistema.

Gera engajamento das equipes

01-08

Além de trabalhar individualmente, o RH cuida também para que haja um entrosamento entre as diversas equipes e departamentos de toda a empresa.

Retém e prepara os talentos

01-09

É de responsabilidade da área de Recursos Humanos reter os talentos da empresa e, mais além, prepará-los para crescer na carreira dentro da própria organização.

Gerencia cargos, salários e benefícios

01-10

O RH é responsável por documentar os processos e funções de cada cargo, além de manter salários e benefícios condizentes com cada função exercida.

O futuro da área de Recursos Humanos

O futuro da área de Recursos Humanos

Cada vez mais, as empresas têm descoberto que um profissional feliz e satisfeito é capaz de produzir mais e, com isso, a empresa alcança melhores resultados. Diante desse quadro, a área de Recursos Humanos vem evoluindo ao longo dos anos e migrando para um papel mais estratégico. Sai de cena o profissional focado em questões burocráticas e preocupado em gerar fichas e documentos e ganha destaque aquele que forma colaboradores motivados, capazes de resolver mais problemas e de atingir os objetivos propostos pela empresa.

Fazer parte de um RH estratégico é participar das decisões importantes da empresa, é estar antenado com os desafios e objetivos do negócio, gerando soluções que agreguem valor para a organização.

O profissional de RH que deseja estar em dia precisa se atualizar constantemente, seja através de conhecimentos técnicos em ferramentas como também em habilidades para lidar com o elemento humano, o ambiente corporativo, economia, gestão e administração, entre outros.

E você? Como encara o atual panorama do RH brasileiro? Como vimos, há muitos desafios pela frente. Dê sua opinião nos comentários abaixo.

E-book "Guia para o sucesso na carreira de TI"