O que é um ERP

O que é um ERP

Você já deve ter ouvido falar em o que é um ERP, mas talvez não tenha identificado o significado dessas três letras, que por sinal é muito importante para as empresas. Então, se está em busca de uma oportunidade de trabalho no mercado, você deve saber o que é um sistema ERP.

O que é um sistema de ERP afinal?  o significado dessa sigla é Enterprise Resource Planning, que se for traduzido ao pé da letra significa Planejamento dos Recursos da Empresa, se entende que o ERP é o sistema responsável por cuidar das operações da empresa, então o software tem que passar por cada setor de uma empresa tais como administrativo, compras, RH, financeiro, logística e etc.

Como é composto um software de ERP

Como é um ERP
Software ERP

O sistema de ERP é composto por módulos integrados entre si, a partir de um banco de dados único e estes caracterizam cada setor da empresa. As suas integrações com os setores da empresa permitem que os usuários tenham uma visão ampla dos projetos que estão em circulação e assim poder tomar decisões em todos os setores mais assertivas e ainda quebra barreiras impostas pela falta de comunicação.

Os sistemas de ERP que existem no mercado são compostos pela a sua estrutura básica, porém ainda são customizáveis para cada empresa, então o ideal para todos os candidatos que queiram conhecer sobre o sistema ERP para adicionar nas suas competências é bom que conheçam sobre a teoria e lógica do sistema ERP.

Além do mais existem sistemas de ERP para todos os tamanhos de empresa, do mais simples até o ERP mais robusto e bem conhecido como é o exemplo do Protheus desenvolvido pela Totvs.

O que é um ERP para a empresa

ERP para empresa

 

Segundo Miltello (1999), o ERP controla a empresa, manuseando e processando suas informações. Todos os processos são documentados e contabilizados, gerando regras de negócio bem definidas e permitindo maior controle sobre alguns pontos vulneráveis do negócio, como a administração de custos, controle fiscal e estoques. A adoção desses sistemas põe fim aos vários sistemas que funcionavam de forma isolada na empresa, com informações redundantes e não confiáveis.

Dessa forma, o sistema ERP é o cérebro da operação de toda empresa e a que não tem um ERP está andando igual a um zumbi no mundo dos negócios. Agora sabemos que o ERP é essencial para o crescimento da empresa, mas é fundamental o conhecimento básico sobre este software para a maioria dos profissionais do mercado. Assim, sempre procure estudar e ficar atualizado com as notícias sobre ERP.

O que é um ERP para o candidato

ERP para o candidato

Como dito acima o conhecimento em ERP é fundamental para o candidato que está procurando uma vaga de emprego e até para aqueles que almejam uma alavancada no seu currículo e até uma possível promoção no seu atual emprego. Mas para conseguir tudo isso é necessário o estudo da ferramenta, desde a teoria do ERP até a Gestão Empresarial completa.

A teoria do ERP facilita o aprendizado do funcionamento do ERP nas empresas e a forma que é usado para a gestão das mesmas. Além de mostrar vários ângulos os processos de informatização e as soluções que o ERP pode trazer a organização. Já para usuários mais avançados o ideal é o Sistema de Gestão Empresarial que aborda de forma prática o fluxo operacional de uma empresa que tange seus processos administrativos e produtivos, através das regras de negócio.

Agora o próximo passo para você candidato é ir em busca dos estudos necessários para entender o que é um ERP e ficar totalmente preparado para os próximos desafios do mercado de trabalho.

E-book "Guia para o sucesso na carreira de TI"