Plano de Carreira: Saiba como elaborar o seu

Plano de Carreira: Saiba como elaborar o seu

Você sente que a sua carreira está sem um rumo e quando te perguntam aonde quer estar daqui a cinco anos você, simplesmente, não faz ideia?

Um dos grandes ensinamentos tirados de um dos clássicos da literatura, Alice no País das Maravilhas, diz que “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

Não permita que seu futuro fique nas mãos do destino e monte já seu plano de carreira.

Não sabe como montar um plano de carreira? Então continue lendo! 

Tipos de planos de carreiras

Em geral, existem dois tipos de planos de carreira: o que você faz para si e o que as empresas oferecem aos seus funcionários. Neste artigo vamos nos debruçar no plano que você constrói para sua vida, baseado em suas aptidões e ambições.

Como elaborar um plano de carreira

 

Um plano de carreira é um conjunto de objetivos que a pessoa define em direção do seu crescimento profissional. Existem vários tipos de propósito que um profissional pode desejar, por exemplo:

  • Melhorar de vida (comprando casa e carros próprios, por exemplo)
  • Chegar em um cargo de chefia
  • Conseguir uma oportunidade fora do país
  • Trocar de empresa (para uma que você sonhe em trabalhar)

Se você tem algum desses objetivos, já tem o propósito a ser alcançado. Agora é montar o plano para chegar lá.

Trace metas!

Plano de carreira - Metas

Divida o seu planejamento em ações de curto, médio e longo prazo, todas baseadas em dados concretos e na realidade do seu mercado de atuação. Por exemplo, se o tempo médio de experiência que as empresas pedem que um diretor tenha é sete anos, não trace seu plano para atingir esse propósito em três. Não vai acontecer!

Pegue seu propósito e decomponha ele em metas menores que vão te deixar mais próximo desta realização. Outro exemplo, se você deseja se tornar gerente e percebe que todos os gerentes da empresa que trabalha só ganharam a promoção depois de se formar em uma pós-graduação ou MBA, talvez esteja na hora de voltar aos estudos.

Entendeu como identificar os passos que você deve dar para chegar onde deseja?

Agora, ainda dentro do último exemplo, pode ser que você não tenha recursos para pagar uma pós ou um MBA. Então sua próxima meta é conseguir este valor, economizando ou obtendo algum tipo de financiamento. Percebe que quanto mais você planeja, mais seu plano de carreira vai ganhando corpo?

Outra coisa importante para o cumprimento de metas é não se esquecer de definir prazos para elas. Crie um senso de urgência e de responsabilidade com as metas e chegue no seu objetivo.

Cumpra as metas!

 

Quem elaborou o plano foi você, não é mesmo? Você precisa ter compromisso com as metas que te farão alcançar um objetivo importante.

Se precisa economizar um certo valor para fazer um curso, não importa se saiu um novo modelo de celular. Seja fiel ao plano!

→ PRECISANDO DE AJUDA PARA CONTROLAR SEUS GASTOS? BAIXE ESTE E-BOOK!

Tenha energia!

O caminho não vai ser fácil, mas você precisa de automotivação, resiliência e uma boa comunicação interpessoal para chegar lá.

O sucesso profissional depende de esforço, de bom networking e uma boa dose de persistência. Não desista!

Quer ficar ainda mais perto do objetivo estipulado no seu plano de carreira? Conheça os cursos e serviços da TI Educacional! Converse hoje mesmo com uma de nossas consultoras!

8 dicas para fazer seu currículo de TI decolar!