Por que os profissionais de TI precisam dominar o inglês?

Profissionais de TI precisam dominar o inglês

Você é um profissional de TI em início de carreira que se questiona sobre a necessidade de um curso de inglês? É um profissional já estabelecido na área que se pergunta por que ainda não aprendeu o idioma? Esses são questionamentos corriqueiros, mas de respostas simples: sim, o inglês é muito necessário na área de tecnologia de informação. O inglês é um idioma de origem anglo-saxônica e não se tornou universal unicamente pelo poder comercial e econômico dos EUA, mas por ser um dos idiomas mais fáceis de ser aprendido com poucas conjunções e flexões verbais.

Ele é fácil de aprender, precisando apenas de disciplina. Ainda com dúvidas? Veja a seguir os motivos e saiba por que os profissionais de TI precisam dominar o inglês.

Livros de TI

Livros de TI

Para tornar-se bom em algo, é preciso disciplina e dedicação nos estudos. Mas o que fazer se 100% do material da sua área de trabalho está em um idioma que você não conhece?

Da mesma forma que um médico precisa saber inglês e espanhol para acompanhar os principais periódicos publicados no mundo, o profissional de TI precisa saber a língua em que todo o conteúdo da sua área é produzido.

Além do mais, de nada adianta procurar por literatura traduzida, sendo que, na prática, o conteúdo está todo em um idioma que você não entende. Tendo em vista o cenário em que se está inserido, aprender inglês acaba por facilitar o dia a dia.

Comunicação

Comunicação

Apesar de todo o trabalho com linguagem de programação e linhas de código, muitas vezes é necessário interagir com profissionais de outros países, e mesmo que seja americano, indiano ou japonês, eles vão se comunicar em inglês. Pouco importa o sotaque carregado ou a forma estranha com que aquela pessoa fala com você, ela está procurando se comunicar.

Quando você domina o inglês, está facilitando (e muito) essa troca de informações. Podemos encarar essa atitude como pro atividade, uma característica cada vez mais necessária nos profissionais de hoje.

Não podemos deixar de esquecer que, como o intercâmbio de profissionais têm crescido nos últimos anos, são grandes as chances do novo colega da mesa ao lado ser estrangeiro, então, porque ficar para trás e não aprender inglês?

Imaginando mais uma vez esse colega estrangeiro, pense em como ele é alguém de confiança da empresa em que trabalha e o idioma foi apenas um facilitador em sua carreira.

Linguagens de programação

Linguagens de programação

O profissional de TI trabalha imerso em programas e linhas de código, além da rotineira atividade com hardware. Estamos falando de Java, C++, Python, PHP, produtos fabricados e escritos por pessoas de vários países e etnias, mas com uma linguagem em comum: o inglês.

Não saber o idioma nesse ramo de atuação é como querer passar as férias da sua vida em um país estrangeiro e não saber a língua local. Você pode até se divertir um pouco, mas não está aproveitando nem um décimo do que aquele lugar te oferece.

Por outro lado, quando o idioma é dominado, cada comando escrito faz sentido, cada resposta recebida é entendida – e não decorada. Quando os processos são decorados e não entendidos, basta imaginar a situação em que algo

E-book "Guia para o sucesso na carreira de TI"

versao-4