Profissional de TI: entenda a importância de se manter atualizado

O mercado de TI tem passado por uma grande expansão nos últimos anos. A popularização dos smartphones, tecnologias como o cloud computing e as conexões de alta velocidade estão levando as soluções digitais para o centro das operações de várias empresas. E para que tais ferramentas funcionem corretamente, empreendimentos passaram a buscar no mercado profissionais qualificados e com formação ampla.

Nesse cenário, a busca por cursos de TI também passou a ser maior. O número de profissionais nunca foi tão grande e, destacar-se entre tantas pessoas tornou-se igualmente difícil. A melhor forma de atingir esse objetivo e se sobressair entre a concorrência? Com uma formação de qualidade e atualização constante.

Uma boa formação é obtida logo no início da carreira, dando as bases para que o profissional possa dar os seus primeiros passos. Já a atualização de seus conhecimentos deve ser feita continuamente. Quer saber o motivo? Então continue acompanhando!

Manter-se atualizado é mesmo importante?

Mantenha-se atualizado

Um bom profissional de TI deve buscar novos conhecimentos constantemente. Diante da velocidade com que novas tecnologias e padrões surgem, a formação de quem trabalha nessa área acaba possuindo um desenvolvimento contínuo. Novos sistemas, linguagens de programação e metodologias são estabelecidas anualmente.

Nesse cenário, estar atualizado é uma forma de manter-se competitivo e mais atraente para as empresas do ramo. Além do crescimento pessoal, os novos aprendizados abrem portas para novas possibilidades profissionais e ampliam a rede de contatos dos especialistas em TI.

Como me manter atualizado?

Atualmente, existem várias formas de manter-se em dia com as últimas tendências em TI. Entre as principais, podemos destacar:

Fazer cursos de extensão

Fazer cursos de extensão

Os cursos de TI são uma forma rápida e barata para se adquirir grandes conhecimentos em uma área específica. Eles podem ser incentivados pela própria empresa ou realizados por iniciativa própria do profissional. Já a sua duração é variável. Há cursos que duram uma semana e outros que podem durar meses.

Antes de escolher qual tipo de curso será feito, o profissional deve avaliar vários detalhes da instituição de ensino. A sua grade e o seu corpo docente, por exemplo, são fundamentais para a definição da qualidade do aprendizado.

O histórico da instituição e o seu reconhecimento no mercado marcam um ensino de excelência. Vale a pena verificar, também, os certificados e prêmios que a empresa possui, uma vez que eles indicam que empresa trabalha de acordo com os padrões oficiais de ensino.

Acompanhar blogs

Acompanhar blogs

Os blogs permitem o acesso gratuito a notícias, reviews e artigos completos sobre assuntos como segurança digital, novas tendências e produtos de TI. Em geral, as páginas podem abordar notícias da área ou temas específicos. A leitura contínua de sites de tecnologia auxilia o gestor a manter-se em dia com novos cursos e palestras do mercado.

Assinar periódicos científicos

Assinar periódicos científicos

Quem busca conteúdos que não estão disponíveis em meios tradicionais e, em muitos casos, ainda não foram adotados pelo mercado, pode recorrer às publicações acadêmicas de TI. Com um conteúdo aprofundado, tais periódicos são utilizados por pesquisadores para a divulgação de seus trabalhos e dão uma indicação de quais serão as tendências do mercado nos próximos anos.

Opte por publicações de instituições reconhecidas – elas tendem a filtrar melhor os conteúdos que são disponibilizados em suas páginas, além de terem maior credibilidade.

Possuir um mentor

Possuir um mentor

Mentores profissionais são uma ótima forma de profissionais jovens conseguirem um crescimento rápido em suas áreas de atuação. Eles normalmente são profissionais com longa experiência no mercado e que podem encontrar mais rapidamente erros cometidos no dia a dia. Um bom mentor fará reuniões e conversas frequentes, para passar dicas, feedbacks e sugestões que possam tornar o trabalho do profissional de TI mais eficaz.

Entender como funciona a sua área de atuação

Entender como funciona a sua área de atuação

A criação de uma rede de contatos é indispensável para uma melhor compreensão da área de atuação. Quando profissionais de TI mantém-se conectados com outras pessoas, eles têm acesso mais fácil às práticas de outras empresas.

Também é possível identificar quais são os principais concorrentes, como novas tendências impactam outros negócios e quais são os perfis de outros players do mercado. A compreensão das variáveis que envolvem um setor é crucial para que profissionais possam se preparar melhor para as mudanças que podem ocorrer na sua área de atuação.

Participar de congressos e seminários

Participar de eventos na área de TI

Marcar presença em congressos, seminários e eventos relacionados a sua área faz toda a diferença na sua carreira. No ramo da tecnologia, várias empresas (como Apple, Google, Microsoft e Oracle) realizam reuniões com os seus desenvolvedores para a demonstração de novos produtos.

Durante dias, técnicos, analistas e especialistas se reúnem em ciclos de palestras, minicursos e outras atividades para a troca de conhecimentos. Em muitos casos, são distribuídos certificados de participação, que podem agregar valor ao currículo do profissional e torná-lo mais atraente para outras empresas.

Conhecer novos idiomas

Aprenda novos idiomas

Muitos documentos técnicos de TI não estão disponíveis em português. Nesse sentido, para construir uma carreira de sucesso, quem atua na área deve sempre buscar uma formação bilíngue. Entender línguas como o inglês permite o acesso antecipado a novos documentos e artigos acadêmicos, colocando o profissional à frente de outros especialistas em TI.

Como criar uma carreira de sucesso?

A tecnologia já faz parte de todas as áreas da nossa sociedade, influenciando a nossa saúde, educação e trabalho. Nesse cenário, o investimento em uma carreira de TI é apontado por muitos especialistas como uma das melhores formas de construir um carreira de sucesso.

Entretanto, para que um profissional da área possa manter-se competitivo no mercado de trabalho continuamente, ele deve se atualizar sempre. Isso poderá ser feito por meio de conferências, palestras, contato com outros profissionais e cursos de atualização.

A busca por novos conhecimentos mantém o especialista em tecnologia por dentro de novos produtos, assim como as tendências que serão adotadas pelo mercado no futuro. Além disso, estar atualizado é crucial para quem busca manter portas abertas em várias empresas.

Agora é a sua vez: você conhece alguma outra forma para um profissional de TI manter-se atualizado? Compartilhe sua opinião e experiência nos comentários abaixo!

3

versao-4