Tipos de Liderança: Entenda a sua

Até mesmo os chefes mais experientes podem ter momentos de reflexão sobre que tipo de liderança exercem, e principalmente, o efeito disso em seus comandados.

O artigo de hoje do nosso blog é exclusivamente para ajudar você neste autoconhecimento! Boa leitura.

 

Quais são os tipos de liderança?

Classificamos os tipos de liderança em oito: autoritária, liberal, visionária, democrática, motivadora, leader coach e líder técnico.

Curioso para saber as características de cada tipo de liderança? Vamos a elas

 

Autoritária

Este, com certeza, é um dos piores tipos de liderança. Como o nome sugere, este chefe é rígido a normas e processos, toma decisões baseado em seu feeling sem levar em consideração as colocações de seus comandados e é dominador.

Por conta dessa mentalidade, muitas vezes não reage bem a mudanças na empresa ou mesmo a sugestões na empresa. Tem extrema certeza do que está fazendo o que muitas vezes leva a uma miopia para tomar decisões, além de grande desmotivação e estresse em seus funcionários. Muitas vezes é um profissional que não se recicla, mesmo que com leituras, por achar que sempre não tem tempo.

Esse chefe… não seja esse chefe e esse tipo de liderança. 

 

Liberal

Este tipo de líder conduz sua equipe com mais liberdade entre os funcionários. Isso pode ser bom ou ruim dependendo do perfil e da maturidade do colaborador.

Em geral, ele transmite confiança no trabalho de seus comandados e isso gera uma maior motivação e proatividade neles. O problema é quando o funcionário comete erros ou não prioriza corretamente (ou negligencia) suas tarefas por falta de um acompanhamento mais de perto.

 

Visionária

O líder visionário está sempre antenado a tendências, é empreendedor, está disposto a correr riscos, além de ter grande senso de oportunidade e otimismo.

Ele está atento a pesquisas e análises de mercado, além de buscar sempre basear sua tomada de decisão em dados e benchmarks.

A relação deste líder com seus funcionários é boa, pois ele enxerga a importância e a colaboração deles para alcançar bons resultados.

 

Democrática

Para um líder democrático, todas as ideias, sugestões e críticas dos colaboradores são importantes. Ele tem interesse em resultados, claro, mas também no lado humano de seus comandados, criando laços e tendo uma comunicação interna efetiva.

Neste tipo de liderança é normal que temas e projetos sejam decididos de forma coletiva, passando até pela tarefa que cada um deve desempenhar, o que melhora a comunicação interna e aumenta a motivação do grupo.

 

Motivador

Este tipo de liderança baseia suas ações para aumentar a motivação da equipe, e assim conseguir funcionários mais confiantes, otimistas e unidos.

Sua atuação é fundamental em situações de crise ou quando a empresa precisa se superar, pois com suas palavras e ações consegue tirar o melhor das pessoas.

 

Leader Coach

Esse líder baseia sua atuação nos princípios do Coaching, ou seja, busca estimular novas competências em seus colaboradores e, antes de mais nada, é um exemplo para o restante da equipe. Seu objetivo é, além do alcance das metas da empresa, criar um ambiente que estimule motivação e a evolução profissional dos seus comandados.

 

Líder técnico

Este líder geralmente é um exemplo para os demais, pois está no cargo devido ao seu grande conhecimento técnico e, muitas das vezes, subiu até essa posição dentro da empresa em que está.

 

Ele acompanha todo o processo e suas decisões sempre são respeitadas, pois nem sempre os colaboradores possuem tanto conhecimento em determinado assunto. Alguns líderes com essa característica conseguem passar confiança, enquanto outros passam uma imagem autoritária.

 

Agora que você conhece os principais tipos de liderança, acha que o seu atual é o melhor para alcançar os resultados da empresa?

 

Se você é um líder técnico, talvez uma boa opção fosse promover treinamentos para o restante da sua equipe, o que acha? Nós da TI Educacional oferecemos diversos cursos técnicos para profissionais em TI. Converse hoje mesmo com uma de nossas consultoras em educação!

 

8 dicas para fazer seu currículo de TI decolar!